sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O DEBATE PARLAMENTAR SOBRE OS INCÊNDIOS


AS CAUSAS PRÓXIMAS
Resultado de imagem para o debate parlamentar de hoje

Não vou entrar em grandes pormenores, mas uma coisa tenho por certo, se alguém no Parlamento ou fora dele está interessado em que esta situação dos incêndios continue, esse alguém ficou a ganhar.
Pode a floresta portuguesa ser a mais mal ordenado do mundo, podem aqueles que vivem perto dela ser as pessoas mais negligentes do mundo, pode a seca ser a mais extrema de sempre, que o que aconteceu no passado fim de semana jamais aconteceria ...sem mão criminosa.
Não tenho elementos que me permitam afirmar se esse terrorismo incendiário visa apenas objectivos económicos ou se também visa objectivos políticos, o que não tenho dúvidas é que existe mão criminosa e não apenas mão humana.
É preciso conhecer bem a “indústria do fogo”, começar a investigação do que aconteceu por este lado, saber quem tira grandes vantagens destes incêndios e depois investigar se a esses interesses não estão também ligados interesses políticos.
Acreditando, como parece acreditar António Costa, que este é um problema que nada ou pouco tem a ver com esses factores, que é um problema cuja solução pode ser encontrada por uma equipa de especialistas, o problema poder-se-á vagamente atenuar, mas não se resolverá.

(Este texto já foi publicado no Facebook, salvo erro, no dia 18; onde se pode ler as inúmeras reacções que suscitou; fica também aqui apenas para memória futura).

Sem comentários: